quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Aula 5 experiência com projeto


O projeto “Pequeno leitor” está sendo desenvolvido na Escola Municipal Tancredo de Almeida

Neves no município de Imbituva-PR, com os alunos do 1º ano “B” do Ensino Fundamental,

sendo aplicado pela professora Soeli Queiroz no decorrer deste ano letivo de 2011.

Como estamos quase encerando o ano, o projeto aqui descrito já apresenta alguns resultados.

Todos sabemos que a leitura e a escrita é de fundamental importância em nossas vidas,

porém sabemos também que o desinteresse pela leitura é crescente, tanto pelas crianças, como

jovens e adultos.

Pensando neste contexto, foi elaborado o projeto aqui descrito, tendo como objetivo principal

incentivar a prática da leitura e o desejo de ler, proporcionando aos alunos o contato direto com

vários gêneros textuais, mesmo que estes ainda não saibam ler de maneira convencional. Sendo assim, procuramos contar 


com o auxílio dos familiares, com a intenção destes contribuírem com o processo de

aprendizagem e dando a eles momentos de descontração e lazer, também tendo como objetivo

estreitar as relações de afeto entre esses membros, principalmente pais e filhos, esta relação que

atualmente está tão comprometida devido o corre-corre do nosso cotidiano da sociedade moderna.

Inicialmente, foi elaborado um caderno de leitura, contendo diversos textos, tais como: parlendas;

trava-língua; músicas infantis; poemas; textos literários; quadrinhas populares; tirinhas; entre outros.

Neste caderno  a cada bimestre é acrescentado novos textos, como já foi dito anteriormente procurei esclarecer aos pais a 

importância da leitura na vida de uma criança, como também o auxílio deles no

desenvolvimento deste projeto e na aprendizagem de seus filhos. Infelizmente, como já era previsto

o apoio familiar não foi da totalidade dos educandos, mas  a maioria dos familiares contribuem 

 nessas leituras, tanto nas leituras do caderno, como com as leituras dos livrinhos infantis que os

alunos fazem empréstimo. Estes empréstimos também são estimulados pelo projeto.

Como se trata de um projeto que visa despertar o desejo de ler constantemente, na sala de aula

procuro ler, contar e dramatizar  histórias, algumas bem conhecidas e outras não, com isso percebo

que as crianças também começaram a inventar e dramatizar as histórias dos livrinhos infantis, sempre

que possível vamos até a biblioteca ou então trago os livrinhos para a sala de aula para que os alunos

possam fazer a leitura da sua maneira, interpretando as imagens, já que não sabem ler

convencionalmente. Nesses momentos, a literatura permite a criança viajar por mundos mágicos e

distantes, vivenciar experiências fantásticas apenas explorando a sua imaginação.

Contudo o que foi relatado, afirmo que o incentivo a leitura é muito importante principalmente nos

primeiros anos escolares, considerando que “o processo de projetar implica analisar o presente

como fonte de possibilidade futura”(FREIRE e PRADO, 1999).

Este projeto implica em plantar uma semente do desejo de ler, esta semente deve ser regada no

decorrer dos anos que estão por vir, então,  ela deve crescer e produzir bons frutos que possibilitarão

lazer, informação, cultura e conhecimento. Sendo assim, é difícil atestar resultados de imediato,

pois estes irão aparecer gradativamente num grande período de tempo, mas acredito que este projeto certamente renderá 


bons frutos vindouros.  

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