quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Unidade 3 aula 1


·  Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades? 
·  Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

Acredito que para compreender meus alunos é fundamental ouvi-los, pois desse modo que descubro suas inquietações, dificuldades, curiosidades e suas idéias.Considerando que o processo de ensino deve partir daquilo que o aluno já sabe, e de suas curiosidades, também cabe ao professor provocar ainda mais esse desejo de querer saber, tão comum nas criança.
Para estabelecer um ambiente favorável ao diálogo, faz-se necessário questionar os alunos a cada assunto abordado, e realmente ouvi-los, pois as crianças adoram dar as suas opiniões e relatar o que sabem.Cabe ao professor, usar essas informações e opiniões dos alunos para o processo de ensino-aprendizagem.
Como a tecnologia está presente na sociedade, também está presente na vida dos educandos, sendo assim, também está presente na escola.Basta iniciar um diálogo e a tecnologia se manifesta, pois muitas informações que os alunos trazem para a escola vem de um meio tecnológico. Esses meios também podem e devem ser utilizados como recursos pedagógicos, mas não basta apenas usar alguns recursos é necessário  fazer bom uso deles, priorizando o diálogo e não o recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário